segunda-feira, 29 de Abril de 2024  01:13
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
23-11-2011

UA apresenta automóvel de condução autónoma.


A UA apresenta o único automóvel em Portugal com atuação e perceção que permitem condução autónoma. A equipa do projeto ...

A UA apresenta o único automóvel em Portugal com atuação e perceção que permitem condução autónoma. A equipa do projeto «ATLAS» do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Aveiro (UA), no âmbito da Semana Aberta da Ciência e Tecnologia (SACT), apresenta «ATLASCAR», um carro transformado em robô que dispensa condutor. Sessão marcada para as 14h30, no parque subterrâneo em frente ao edifício da Reitoria.

Integrada no programa da iniciativa «Ciência Underground» da SACT da UA, a sessão consistirá inicialmente numa exibição do projeto e dos diversos sub-sistemas e capacidades. Os diferentes sistemas de perceçao baseado em laser, visão artificial e outros sensores ilustrarão as capacidades de deteção e seguimento visual de peões, por exemplo.

Em seguida, será feita uma demonstração do veículo operado remotamente por uma pessoa no exterior e, também, uma outra em condução partilhada entre um condutor e os computadores internos do sistema. Por fim, haverá ainda uma apresentação que se baseará na deteção e seguimento autónomo de um peão a uma distância de segurança para ilustrar as capacidades de deteção e condução autónoma.

A Semana Aberta da Ciência e Tecnologia é a maior iniciativa integrada na Semana Nacional da Ciência e da Tecnologia promovida pela Agência Nacional Ciência Viva em que a UA participa anualmente. Desde a sua 1ª edição, em 2000, cerca de 57 mil participantes já estivem presentes nas mais de 4 mil sessões e 800 atividades até agora realizadas.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®